Brasilien - Liga Nacional

**Brasilien - Liga Nacional**

**Introdução:**
A Liga Nacional de Polo Aquático do Brasil é o campeonato nacional mais importante de polo aquático do país. Foi fundada em 1975 e é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

**Formato:**
A liga é disputada por 10 equipes que competem em um formato de pontos corridos, onde cada equipe enfrenta todas as outras equipes uma vez no turno e uma vez no returno. As quatro melhores equipes avançam para os playoffs, que são disputados no formato de mata-mata.

**Campeões:**
O Fluminense é o atual campeão da Liga Nacional, tendo vencido o título em 2022. Outros campeões recentes incluem o SESI-SP (2021) e o Botafogo (2020).

**Equipes participantes:**
* Botafogo
* Fluminense
* SESI-SP
* Corinthians
* Pinheiros
* Paulistano
* Flamengo
* Vasco da Gama
* Praia Clube
* ABRC-Rio

**Importância:**
A Liga Nacional é uma competição importante para o desenvolvimento do polo aquático no Brasil. Ela fornece uma plataforma para os melhores jogadores do país competirem em alto nível e representarem o país em competições internacionais. A liga também ajuda a identificar e desenvolver talentos jovens.

**Histórico:**
A Liga Nacional de Polo Aquático do Brasil foi fundada em 1975. O Fluminense tem sido o clube mais bem-sucedido na história da liga, tendo vencido 15 títulos. Outras equipes importantes na história da liga incluem SESI-SP, Botafogo e Corinthians.